Pra quem gosta de tênis feminino com muitas figurinhas e poucas letrinhas

.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma nova Sharapova

Olha... eu estou feliz com essa moça (a de baixo). Não só com o 24º título conquistado no WTA de Cincinnati 2011. Mas com o que eu vi no jogo final, em que ela bateu Jelena Jankovic por 46 76 63, em quase 3 horas de jogo. Algumas coisas me chamaram a atenção neste jogo, onde ouso dizer que vi uma nova Maria Sharapova.

A primeira coisa que chamou minha atenção foi o nível de jogo de Maria nos 5 primeiros games, quando ela marcou 4-1 e saque. Bem parecido com o da Maria do AO 2008. É certo que o nível não se manteve durante a partida. Também não estou afirmando que é este padrão que espero dela daqui pra frente. Apenas me animei com este fato: é possível, sim, voltar ao nível de 2008, de antes da cirurgia no ombro. 

Mais importante que isto, foi o que vi no resto do jogo. Apesar dos erros que levaram o placar para 4-6 0-2 (sim, com pneu moral), o que eu vi foi que Maria está convivendo melhor com seus erros. Ou digamos que Sharapova agora está aceitando seus erros. Os apagões não duraram mais do que um game. O resto ficou por conta do nível da adversária. Muitos se esqueceram, mas não eu, das qualidades de Jankovic.

Também destaco que houve variação tática por parte de Sharapova. Não uma diversificação espetacular de golpes, mas uma variação que, pros padrões dela, é significativa. Não ia pras linhas em todos os pontos, batia forte muitas vezes no meio da quadra. Aceitou a troca de bolas. Aceitou colocar o segundo saque em jogo. Até alguns slices apareceram. Enfim... neste jogo, Sharapova não foi a cabeçuda de sempre.

E que me deixou feliz ainda foi outro fato: a mudança de comportamento de Maria. Parece que a Deusa desceu enfim de seu pedestal. Maria entrou no clima emocional do jogo. Abandonou os rituais excessivos, os saques demorados, a cara fechada e foi pra luta. Mostrando seus sentimentos o tempo todo, o descontentamento com os erros e a felicidade... com os erros da adversária, inclusive. Chegou a bater a raquete no chão por 3 vezes, ao melhor estilo Ana Ivanovic. E devolveu catimba com catimba, como na hora em que levantou a raquete num saque de JJ. Com a maior cara de pau, perguntou ao juiz se o ponto voltaria. Eu gostei desta nova Maria, mais transparentemente emotiva.

Só faltou rir de algumas jogadas, com faz Jelena Jankovic. Que é uma adorável catimbeira, diga-se de passagem. E que valorizou a vitória de Sharapova com seu jogo diferenciado. Que não é tão defensivo como dizem. A sérvia varia a colocação, direção, velocidade e altura das bolas como poucas no circuito. Exigiu muito de Maria. E não achei que as risadas de JJ tenham incomodado Sharapova. Fazem parte do show da sérvia.

Hummm. Agora os destaques negativos. Primeiro, os péssimos comentários emitidos no BandSportsTV. Nem parece que o pessoal lá cobre a WTA. Não dá pra dizer que um set está acabado com o placar de 4-1. Nem vi JJ se "impondo" na virada do 1º set, e sim Sharapova voltando ao seu nivel normal de jogo e cometendo erros. E vi a JJ que eu conheço. Com muita qualidade e catimba. E aqui entra meu segundo destaque negativo: Kader Nouni, que é um mito em termos de arbitragem, desta vez vacilou. Se no começo não entrou na catimbra de Jankovic, "mandando" que ela desafiasse as marcações que ela achava erradas... Depois começou a ajudar JJ, explicando as marcações, dando dicas pra ela. Mas ainda assim, Kader foi o terceiro componente de emoção e diversão nesta final. Um show-man.

Também não posso esquecer da participação do técnico, o ex-careca da ex-cabeçuda, Thomas Hogstedt. Gostei da atuação dele na arquibancada. E de ver que a nova Sharapova também se utiliza desta regra (polêmica e que aprovo) da WTA.

Enfim, esta é Maria que eu vi na final de Cincy. Guerreira e vencedora, como antigamente. Marota e transparente, como nunca vi antes.

Pronto, Dona Maria... já dei minha opinião. Agora sim, uma foto com seu troféu lindo e inédito na carreira!

8 comentários:

Victor Abadio disse...

Eu concordo plenamente com tudo, George!
Foi a primeira vez que vi a Sharapoa dar slice (e bom!) e ela o faz umas 3 ou 4 vezes no jogo. Que venha o USO e a final contra o Serenão! #hope

Marden disse...

Foi de longe um dos melhores jogos da Maria que eu já vi desde o fatídico AO 2008 e fiquei muito feliz de ver que ela está de volta, agora é torcer, sofrer, gritar, jogar o celular longe (rs) e dar todo o apoio que podemos dar no US Open.

Juliana Maciel disse...

Tão feliz com essa nova Maria! Se ela chegar em NY com essa atitude, acredito que ela bata até serenão. #vamosmaria

Lays Guerrero disse...

Otemo post!
Esse jogo saiu do tênis e virou guerra mesmo...muito emocional.

A hora que ela bateu a raquete no chão me deu um leve susto, aí percebi que a mulher tava com raça no couro, ia ganhar de qualquer jeito.

Da JJ, desde que ela existe no tênis é assim, se alguém se choca é pq não conhece.
E do Kader, eu gostei dele de juíz...o cara aguentou a JJ por 2 horas e 49 minutos sem realmente se estressar.
Se fosse eu, trocava de lugar com ela, pq era isso que ela queria.

Enfim, é bom quando a Maria vira esses jogos que todo mundo acho que ela vai perder.
Quando ela está perdendo de 4-5 no segundo set e tem saque e todo mundo acho que ela vai mandar dupla falta no match point, etc...
Aí ela mostra que merece respeito.

Não chegou alí por sorte...

Sheila disse...

Eu não vi o jogo! hahahaha
mas imaginei todo o cenário a partir do que vc falou.
A Sharapova é a tenista mais consistente da temporada. Foi subindo de marcha com calma durante o ano e está somando ótimos resultados. Eu até gostaria que ela pegasse a Serena logo no início no USO pra poder tirá-la do caminho ao invés de ficar criando aquela expectativa toda pra uma final entre as duas. Porque a Serena ainda lida melhor com essas coisas, eu acho.
O bom é que ela ainda é MUITO JOVEM e já ganhou tudo isso até agora, imagine agora que se reencontrou...
Vc terá muitos motivos para ficar feliz, George!

Marcel disse...

ótimo post George, falou e disse, coisa mais linda ver essa Maria lutadora e vencedora, o sentimento de ser fã dela não tem preço, simplesmente não tem, é uma coisa única

davai Maria!

Aurélio disse...

Concordo com tudo, George!

Maria estava mto aguerrida nesse jogo! Quando ela confirmou no 5/4, pra ir pro 5/5, eu tive certeza que ela ia virar aquilo!

Mta gente se espanta quando ela realiza drop shots, slices, diga-se 'variações no jogo'. Eu já nao me espanto, pq eu sei que ela tem esses golpes, só nao gosta de utilizá-los mto. Ela se sente mais a vontade batendo na bolinha! :) rs

Então, é isso, vamos comemorar!
C'mon Mariaaaaaaa!

Rumo ao USOPEN agora! :))))

Filipe Ribeiro disse...

Jogo lindíssimo e desfecho emocionante. Nova York vai ficar pequena para a nossa Maria.